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Quando os dados pessoais de um indivíduo são vazados, criminosos os utilizam geralmente para aplicar golpes, podendo causar danos tanto patrimoniais como morais às vítimas
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Ligações e mensagens suspeitas têm se tornado cada vez mais comuns, e quando os golpistas mostram conhecimento sobre as informações da pessoa tendem a ser mais convincentes e acabam as fazendo cair na armadilha
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Um exemplo são golpes envolvendo a ferramenta Pix. Os ladrões podem usar essas informações para roubar contas em redes sociais, ofertar produtos e investimentos falsos ou realizar o chamado golpe do “Pix errado”
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O advogado de direito empresarial e penal econômico Miguel Pereira Neto explica que o cidadão pode ser respaldado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros ordenamentos legais para garantir sua proteção e devidas reparações
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Segundo Pereira Neto, a empresa responsável pelos dados tem obrigação imediata de informar à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) casos de quebra de segurança
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Além da LGPD, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura proteção ao cidadão e responsabiliza a empresa
Christin Hume/Unsplash
“Quando há um vazamento, o tratamento dos dados foi indevido. E esse tratamento dos dados pessoais configura um defeito na prestação de serviços. Esse defeito deve ser mostrado, identificado”, afirma o advogado
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O mais importante que Miguel Pereira Neto destaca é que o consumidor tenha “consciência”. A pessoa tem que saber que o banco não vai chamar por WhatsApp ou mandar e-mail pedindo atualização do cadastro, segundo ele
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Veja dicas para evitar vazamentos: – Ter uma senha forte e única; – Habilitar autenticação por dois fatores; – Tomar cuidado com e-mails desconhecidos e links que sejam duvidosos
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– Manter os dispositivos e também os navegadores atualizados; – Utilizar redes de Wi-Fi seguras, evitar redes públicas das quais não se tem conhecimento e que qualquer pessoa possa acessar; – Utilizar comunicação com dados criptografados
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– Não compartilhar informações pessoais com ninguém; – Fazer backups das informações regularmente; – Monitorar suas atividades; – Desconfiar de qualquer oferta irreal
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