rawpixel.com/Freepik
Manter uma empresa atualizada e conectada a outros países é uma alternativa para se manter relevante em meio à concorrência e estar próximo de inovações, tecnologias e talentos em escala global
jannoon028/Freepik
Alena Darmel/Pexels
Para que o processo seja bem-sucedido, porém, algumas etapas devem ser consideradas por empreendedores
É necessário incluir a internacionalização dentro de um plano de negócios mais profundo e considerar critérios técnicos, como o tamanho do mercado endereçável e potencial de absorção local
Antoni Shkraba/Pexels
jannoon028/Freepik
Veja a seguir três dicas para internacionalizar as Pequenas e Médias Empresas (PME)
Antoni Shkraba/Pexels
Apostar nas parcerias Ao desbravar um novo mercado cujas particularidades podem ser desconhecidas pelos empresários gringos, uma medida válida é se valer de parcerias regionais
Sora Shimazaki/Pexels
Aproveitar a rede atual Caso a empresa já tenha uma carteira de clientes internacionais, a aproximação com eles pode ser um facilitador no processo de internacionalização
RF._.studio/Pexels
Ter um projeto-piloto Os projetos-piloto ajudam a entender a aceitação de um produto ou serviço em um mercado inexplorado, antes mesmo de seu lançamento oficial e em larga escala