rawpixel.com/Freepik

Veja dicas para levar a sua PME para fora do país

Manter uma empresa atualizada e conectada a outros países é uma alternativa para se manter relevante em meio à concorrência e estar próximo de inovações, tecnologias e talentos em escala global

jannoon028/Freepik

Alena Darmel/Pexels

Para que o processo seja bem-sucedido, porém, algumas etapas devem ser consideradas por empreendedores

É necessário incluir a internacionalização dentro de um plano de negócios mais profundo e considerar critérios técnicos, como o tamanho do mercado endereçável e potencial de absorção local

Antoni Shkraba/Pexels

jannoon028/Freepik

Veja a seguir três dicas para internacionalizar as Pequenas e Médias Empresas (PME)

Antoni Shkraba/Pexels

Apostar nas parcerias Ao desbravar um novo mercado cujas particularidades podem ser desconhecidas pelos empresários gringos, uma medida válida é se valer de parcerias regionais

Sora Shimazaki/Pexels

Aproveitar a rede atual Caso a empresa já tenha uma carteira de clientes internacionais, a aproximação com eles pode ser um facilitador no processo de internacionalização

RF._.studio/Pexels

Ter um projeto-piloto Os projetos-piloto ajudam a entender a aceitação de um produto ou serviço em um mercado inexplorado, antes mesmo de seu lançamento oficial e em larga escala

leia mais em

fauxels/Pexels