Alunos de escolas públicas têm aprendizagem afetada por falta de estrutura

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O Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 mostra que muitas escolas públicas ainda carecem de infraestrutura básica, como esgoto, coleta de lixo e climatização nas salas de aula

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A desigualdade regional é evidente: enquanto Rondônia tem 91,4% das salas climatizadas, Minas Gerais registra apenas 11,7%

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A falta de estrutura impacta diretamente a aprendizagem e contribui para evasão escolar, especialmente em regiões mais vulneráveis

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O relatório também destaca a ampliação da matrícula na educação infantil, mas com desafios persistentes no acesso a creches e nos anos iniciais do ensino fundamental

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As desigualdades raciais permanecem marcantes, com estudantes brancos apresentando taxas de conclusão e desempenho superiores em comparação a pretos, pardos e indígenas

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Apesar de avanços em formação docente e redução do analfabetismo funcional, o levantamento indica que a qualidade da educação básica ainda é prejudicada por desigualdades estruturais e impactos da pandemia

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