Matrículas no ensino médio integral triplicam em quase 10 anos, diz estudo

Gabriel Jabur/Agência Brasília

Estudo divulgado pela ONG Todos Pela Educação revela que o número de matrículas no ensino integral nas redes estaduais mais que triplicou, entre 2016 e 2024, somando 1,3 milhão de estudantes

Gabriel Jabur/Agência Brasília/GDF

Os números levam em conta dados do MEC (Ministério da Educação), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Deed (Diretoria de Estatísticas Educacionais)

José Cruz/Agência Brasil

Ainda de acordo com o estudo, o avanço também se deu de forma significativa em relação ao número de escolas – de 1,6 mil para mais de 7 mil unidades: mais de 5,4 mil novas unidades

AntÔnio Cruz/Agência Brasil

A região Nordeste prevalece com o maior número de estados que aplicam o modelo pedagógico - sob essa perspectiva, Pernambuco, Piauí, Ceará e Paraíba ultrapassam 50% das matrículas em tempo integral –, enquanto a média nacional é de 22%

AntÔnio Cruz/Agência Brasil

Com 71% das matrículas no ensino médio integral, Pernambuco lidera o ranking de estados no país. No outro extremo da tabela, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal apresentam uma cobertura aquém da média nacional, com menos de 5% da cobertura

José Cruz/Agência Brasil

O diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, destaca a importância da modalidade integral de ensino para o enfrentamento da evasão escolar

Elza Fiuza/Agência Brasil

O Ensino Médio ainda enfrenta desafios profundos de aprendizagem e permanência, e o modelo de ensino médio integral é uma alavanca comprovada para enfrentar esse cenário. Evidências mostram de forma consistente que o modelo reduz a evasão, melhora a aprendizagem e amplia o acesso ao Ensino Superior

Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação