Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso
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Satiko, a nova influenciadora virtual do mercado brasileiro, conta com pouco mais de um mês de vida e já acumula 20 mil seguidores no Instagram
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Mas não seria tão fácil para Satiko se ela não tivesse o pedigree que tem: ela é a influenciadora virtual da apresentadora Sabrina Sato, que soma 31 milhões de seguidores
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Além disso, nasceu no Brasil, segundo país na lista de consumidores de influenciadores virtuais. O Brasil apoia em larga escala o crescimento de artistas e personalidades em 3D
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“Diferente de avatar, holograma ou inteligência artificial, o influenciador virtual é um personagem que recebe uma personalidade definida”, explica Christopher Travers, fundador do Virtual Humans
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O influenciador virtual é a extensão de uma marca ou celebridade. Pode estar em vários lugares, atingir novos públicos e fazer coisas que uma pessoa real não é capaz de fazer
Além de toda narrativa comercial, esses personagens têm um forte envolvimento com o NFT e o metaverso, a próxima etapa da internet
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Artistas de peso como Justin Bieber, Ariana Grande, The Weeknd e Travis Scott já realizaram ativações no metaverso
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Segundo Daniela Penteado, da WGSN, o marketing de influenciadores virtuais tem o poder de render um retorno até onze vezes maior que a mídia tradicional para as marcas
“Temos um mercado promissor por aqui. A tendência é que os artistas desenvolvam seus influenciadores e tracem estratégias para alavancar ainda mais engajamento”, opina Sabrina Sato
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