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As redes sociais do revolucionário grupo inglês avisaram que algo será mostrado nesta quinta-feira, que pode ser a “última gravação dos Beatles”, que Paul McCartney mencionou em junho
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Desde seu fim como banda, em 1970, público e o mercado da música ansiavam por um possível retorno da banda, sonho aniquilado quando John Lennon foi assassinado em frente à sua casa, em Nova York, nos EUA, em 1980
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Mas mesmo antes disso, os Beatles sobreviviam em coletâneas e relançamentos, muitos deles inéditos e tornados públicos em discos pirata
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Este movimento prosseguiu durante os anos 80, com o relançamento da discografia do grupo em CD e culminou na década seguinte, a partir do projeto de abertura do acervo de inéditas da banda chamado Anthology, que gerou três discos duplos, série e caixas de VHS e DVD
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Desde então, o grupo vem relançando diferentes discos com material inédito em edições de luxo, incluindo novos filmes sobre a banda
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Mas desde o meio do ano uma especulação antiga sobre uma última música inédita da banda ganhou forças de maneira inusitada
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A controvérsia desta notícia é que o próprio McCartney disse que a música foi completada com ajuda de inteligência artificial, o que fez os fãs ficarem de cabelos em pé
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Os recursos de inteligência artificial para a criação artística atingiram níveis de excelência nunca vistos, mas há sempre uma sensação de artificialidade que faz muitos torcerem o nariz
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Quando Paul se referia à inteligência artificial, ele não estava falando de criar nada novo do zero, mas de um processo que os próprios Beatles usaram em seu sucesso mais recente, a série Get Back, lançada em 2021 em parceria com o serviço de streaming Disney+
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As gravações que foram usadas no documentário dirigido por Peter Jackson foram registradas em um filme de 16 mm e em gravações em mono, uma qualidade risível se comparada às tecnologias de som e imagem atuais
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Essa tecnologia foi acionada quando Paul McCartney percebeu que poderia usá-la para resolver um problema: uma gravação inédita de John Lennon tocando uma música não poderia ser usada por conta de som ambiente
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Este processo já havia sido feito no Anthology, quando os dois primeiros volumes da coletânea de inéditas trouxeram, cada uma delas, uma música com os três Beatles vivos tocando junto com uma gravação caseira de John
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Com esta nova tecnologia, discos que foram gravados em apenas dois canais poderiam ter todos seus instrumentos, vocais e ruídos de estúdio cristalinos
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O que abriria espaço para versões de luxo para os discos da primeira fase da banda, já que estas foram dedicadas apenas aos discos Revolver (1966), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), o Álbum Branco (1968), Abbey Road (1969) e Let it Be (1970)
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Até mesmo estes discos poderiam ter outras edições de luxo devido à precisão desta nova tecnologia
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