NÃO HUMANAS

Influenciadoras virtuais viram febre na Coreia do Sul

Instagram/@rozy.gram

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Rozy é uma influenciadora virtual sul-coreana que tem mais de 130 mil seguidores no Instagram

Criada pela Sidus Studio X, a personagem é uma mistura de pessoa, inteligência artificial e robô que atravessa o mundo real e virtual

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Desde seu lançamento em 2020, Rozy conseguiu acordos e patrocínios de marcas, desfilou em passarelas virtuais e até lançou duas músicas

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“Este ano, esperamos alcançar facilmente mais de dois bilhões de wons coreanos (cerca de R$ 7,9 milhões) apenas com Rozy”, disse Baik Seung-yup, CEO do Sidus Studio X

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Rozy não está sozinha: a marca de varejo sul-coreana Lotte Home Shopping criou sua influenciadora virtual – Lucy, que tem 78 mil seguidores no Instagram

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Entre os influenciadores virtuais mais famosos do mundo estão Lil Miquela, Lu do Magalu (foto) e FNMeka

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A indústria de “humanos virtuais” está crescendo, trazendo uma nova economia na qual os influenciadores do futuro não envelhecem, são livres de polêmicas e digitalmente perfeitos

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Os personagens estão em alta demanda porque ajudam as marcas a alcançar consumidores mais jovens

Instagram/@fnmeka

No entanto, especialistas alertam que os personagens podem alimentar padrões de beleza inatingíveis

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Ainda há debate sobre a ética do marketing de produtos e o risco de apropriação cultural

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