MAIS RESISTENTES

Texas terá vila formada apenas por casas construídas com impressoras 3D 

ICON / Divulgação

A maior comunidade mundial de casas impressas em 3D está sendo construída no estado americano do Texas, e o bairro acaba de inaugurar sua primeira casa concluída.

ICON / Divulgação

Com paredes “impressas” usando um material à base de concreto, a estrutura térrea é a primeira de 100 casas desse tipo que receberão os moradores a partir de setembro.

ICON / Divulgação

As casas impressas em 3D variam em tamanho de 139 a 195 metros quadrados e têm de três a quatro quartos. 

ICON / Divulgação

A comunidade faz parte de um desenvolvimento mais amplo em Georgetown, no Texas, chamada Wolf Ranch.

ICON / Divulgação

Pesquisas independentes sugerem que as casas de impressão podem reduzir as emissões de dióxido de carbono e resíduos de construção. 

        Mais rápido, mais limpo         e mais acessível

ICON / Divulgação

As impressoras 3D podem construir edifícios sem cofragem (os moldes de concreto nos quais o cimento normalmente é derramado), o que pode reduzir significativamente o uso geral do material. 

ICON / Divulgação

Um estudo de 2020 de Singapura descobriu que uma unidade de banheiro construída com impressão 3D era 25,4% mais barata e produzia quase 86% menos dióxido de carbono do que uma feita com métodos de construção convencionais.

ICON / Divulgação

No entanto, os críticos apontaram que as casas impressas em 3D ainda dependem de concreto intensivo em carbono e que os códigos de construção que abordam a segurança e a estabilidade das estruturas ainda não foram amplamente adotados.

ICON / Divulgação