LARANJA SUMÔ BOMBA NA WEB
Sumo Citrus
Conheça o sumô, a 'laranja' japonesa que bomba nas redes sociais
SEMELHANTE A UM NÓ
Unsplash
A fruta pode parecer desagradável à primeira vista: é como uma laranja pequena e enrugada parecida com um nó usado pelos lutadores de sumô (o que deu nome à fruta)
Na verdade, ela é a união de laranjas, pomelos e tangerinas, e tem gosto de uma tangerina mais doce
Unsplash
A “laranja sumô” pode ser descascada facilmente graças ao cabo nodoso e não deixa os dedos muito pegajosos
Unsplash
Esta fruta não fez um sucesso logo de cara entre os norte-americanos. Demorou, pelo menos, até 2020 para ela cair no gosto popular
Unsplash
E bem entre aspas: em 2020, os consumidores gastaram quase US$ 62 milhões nesta fruta cítrica. Isto representa uma parte do mercado de tangerinas, que gera US$ 2,1 bilhões nos EUA
Unsplash
A laranja sumô é, na verdade, a marca de um tipo de fruta chamada shiranui, comumente conhecida como dekopon, em seu país de origem, o Japão. A fruta nasceu no início dos anos 1970
A ORIGEM
Unsplash
Na década de 1990, tornou-se uma fruta popular e amada no país de origem, sendo vendida por até US$ 10
Sumo Citrus
Ela chegou nos Estados Unidos em meados de 2011 e os produtores optaram por mudar os nomes shiranui ou dekopon, pois não faria sentido para os consumidores americanos. Então, surgiu o nome “sumô”
Sumo Citrus
Veja mais sobre esta fruta em Tecnologia no site da CNN Brasil
Getty Images