Acesso a recursos para ensino integral é “muito difícil” para 61% dos dirigentes escolares, diz pesquisa
Rovena Rosa/Agência Brasil
O acesso a recursos para implantação do ensino integral no Brasil é considerado muito difícil para 61,9% dos dirigentes de ensino do país, enquanto apenas 7,3% dizem não haver nenhum revés
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os dados fazem parte de uma pesquisa inédita do Itaú Social, que avalia os desafios dos anos finais do ensino fundamental (do 6° ao 9° ano)
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Na modalidade integral de ensino, o aluno permanece na escola por pelo menos sete horas diárias ou 35 horas semanais
EBC
De acordo com o estudo, 60,4% dos dirigentes enfrentam muitas dificuldades em relação à falta de infraestrutura física, enquanto apenas 9,3% não têm nenhuma objeção com este aspecto
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apesar da falta de aportes, os líderes se mostram empenhados na implantação da modalidade. Segundo o estudo, no Brasil, 57,5% afirmam ter ações para expansão ou implementação da educação integral nos anos finais do fundamental
Gabriel Jabur/Agência Brasília
Entre as estratégias de ampliação da educação integral, a mais comum é a oferta de disciplinas eletivas ou atividades extras
Tomaz Silva/Agência Brasil
Outra iniciativa apontada no caminho para a implantação do modelo de ensino é o aumento do quadro de professores, já efetivado por 39,9% dos dirigentes. Por outro lado, 20,8% deles estão sem perspectiva para essa evolução
Marcelo Camargo/Agência Brasil