Momento adequado  de alfabetização afeta desempenho escolar

AGÊNCIA BRASILIA

A alfabetização no tempo adequado  é essencial para o bom desempenho do aluno ao longo de sua vida escolar

PEXELS

Estudantes alfabetizados até  o 2º ano têm 2,6 vezes mais  chances de  atingirem nível  avançado de aprendizagem  no 5º ano do Ensino  Fundamental

PEXELS

É o que diz estudo realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia  Social (Lepes),  da Universidade de São Paulo  e da Universidade Federal  do Ceará

PEXELS

A probabilidade de um estudante alcançar um nível avançado em Língua Portuguesa no 5º ano  é de 55% se ele foi alfabetizado no tempo adequado, e 21% se não foi

PEXELS

Na Matemática, a porcentagem  é de 40% entre alunos que  foram alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental e de 15% entre  os que não aprenderam nesta etapa

PEXELS

O levantamento foi feito a partir de avaliações dos estudantes das redes de ensino do Ceará em 2016 e 2019, além de dados de 2019 do  Sistema de Avaliação da Educação Básica

PEXELS

leia mais em

PEXELS