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Em 2023, mais de 34% das escolas brasileiras precisaram suspender aulas devido a desastres climáticos como enchentes, secas e ondas de calor, segundo o relatório Educação Resiliente do Todos Pela Educação
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O estudo mostra que 77% das escolas não possuem planos de emergência e 90% nunca realizaram simulações de desastres, expondo milhões de estudantes e profissionais
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Metade das escolas públicas de ensino médio está localizada em áreas de baixa resiliência climática, com maior vulnerabilidade a eventos extremos
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O documento apresenta 25 recomendações para políticas públicas que fortaleçam a infraestrutura, capacitem profissionais e integrem a educação climática aos currículos
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Durante o lançamento do relatório, autoridades defenderam que a escola deve ser a “primeira a voltar e a última a fechar” em situações de crise e ressaltaram a necessidade de alinhar políticas educacionais e ambientais
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O relatório conclui que a crise climática é também uma questão de desigualdade social, e que a educação precisa ocupar papel central nas estratégias de adaptação e justiça climática
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