MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+

Pinkwashing: Neste mês do Orgulho LGBTQIA+, entenda o que é a prática

Polina Tankilevitch/Pexels

O chamado pinkwashing acontece quando as marcas e empresas se aproximam do movimento LGBTQIA+ na época do mês do Orgulho, que acontece em junho. É o que explica o especialista em políticas públicas para economia criativa e diversidade Beto Lago

Isi Parente/Pexels

Em entrevista à CNN Rádio, no CNN Plural, ele afirmou que é similar a dar um tratamento de datas como a festa junina, Natal ou dia das crianças

Monstera/Pexels

O pinkwashing, portanto, é considerado negativo: “Há marcas que só se aproximam da causa nesta época, mas que não têm política de inclusão nas empresas, só colocam a bandeira do arco-íris na porta.”

Jason Leung/Unsplash

“A população LGBTQIA+ tem percebido isso e não aceita mais”, completou

Alexander Grey/Pexels

O especialista destaca que uma empresa, para patrocinar a parada de São Paulo, por exemplo, há exigência de que ela desenvolva ao longo do ano questões para a comunidade, como de cunho assistencial e educacional

Ducky/Pexels

É preciso que as pessoas entendam, portanto, “que essa não é uma data comemorativa, mas para chamar a atenção para a causa”

Monstera/Pexels

Alexander Grey/Pexels