GRUDE ELEITORAL

Com redes sociais, jingle ganha novos usos, formatos e desafios autorais

Paul Esch-Laurent Unsplash

Giphy

Você pode não querer conversar sobre as eleições, mas escapar dos jingles em tempos de campanha é quase impossível

Reproducao Inciti

Segundo Bruno Hoffmann, presidente do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político, a música faz  os apoiadores se conectarem com o político, além de ajudar na memorização do número e o nome

Jose Castillo Unsplash

Fazê-lo, porém, não é fácil: é preciso entender o cenário político, os adversários, o próprio candidato e a população

Jukka Aalho Unsplash

Segundo Marcelo Vitorino, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, é necessário um jingle para lançar o candidato, outro para chamar a atenção e outro com clima de vitória

O processo também não é barato. Entre compositores, cantores, produtores e aluguel de estúdio, o jingle deve custar - no mínimo - R$ 23 mil

Giphy

Marius Masalar Unsplash

Para baratear os custos, muitos candidatos acabam recorrendo a paródias ou composições prontas de agências de marketing

No fim, o importante mesmo é fazer o eleitor cantar. E votar, claro

Flickr

Leia mais no site da CNN Brasil

Ramon Buçard/Unsplash