Paul Esch-Laurent Unsplash
Giphy
Você pode não querer conversar sobre as eleições, mas escapar dos jingles em tempos de campanha é quase impossível
Reproducao Inciti
Segundo Bruno Hoffmann, presidente do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político, a música faz os apoiadores se conectarem com o político, além de ajudar na memorização do número e o nome
Jose Castillo Unsplash
Fazê-lo, porém, não é fácil: é preciso entender o cenário político, os adversários, o próprio candidato e a população
Jukka Aalho Unsplash
Segundo Marcelo Vitorino, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, é necessário um jingle para lançar o candidato, outro para chamar a atenção e outro com clima de vitória
O processo também não é barato. Entre compositores, cantores, produtores e aluguel de estúdio, o jingle deve custar - no mínimo - R$ 23 mil
Giphy
Marius Masalar Unsplash
Para baratear os custos, muitos candidatos acabam recorrendo a paródias ou composições prontas de agências de marketing
No fim, o importante mesmo é fazer o eleitor cantar. E votar, claro
Flickr
Ramon Buçard/Unsplash