Entenda a relação entre a cor dourada e o incentivo ao aleitamento materno em agosto

Pexels

Agosto Dourado é o título da campanha de incentivo ao aleitamento materno, criada por lei em 2017 no Brasil.  A cor dourada faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno

Freepick

Este ano, um dos alvos da campanha é o combate à desinformação sobre o assunto nas redes sociais. Circulam pela internet mitos de que o leite materno pode ser fraco ou que doar leite materno diminui a produção da mãe, entre outros

Helena Jankovičová Kováčová/Pexels

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto em mais de 120 países

juliane sanchez/Pexels

Foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para disseminar ações e informações sobre a importância da amamentação

Serdi Nam/Pexels

No Brasil, a campanha foi estendida por todo o mês de agosto e, por lei, passou a se chamar Agosto Dourado

Freepick

O aleitamento materno protege a criança de doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias, reduzindo as taxas de mortalidade infantil – além de diminuir o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta

Tamilles Esposito/Pexels

O aleitamento também beneficia a mãe, ao prevenir hemorragias, câncer de mama e de ovário. Amamentar ainda estimula o vínculo afetivo entre mãe e bebe

Icaro Mendes/Pexels

A campanha busca mostrar que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês, segundo o Ministério da Saúde e a OMS

Maria Fernanda/Pexels