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Apesar de ser usada frequentemente nos "bastidores", a tecnologia também pode impactar diretamente a rotina de pacientes. Segundo especialistas ouvidos pela CNN, a inteligência artificial pode ser utilizada em diferentes frentes de atendimento. Veja a seguir algumas delas
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– Triagem digital no plano de saúde: se o aplicativo pede para você descrever sintomas antes de ser direcionado para um médico, há grandes chances de ser IA organizando essa jornada
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– Mensagens de lembrete: notificações de exames, vacinas ou consultas enviadas de forma personalizada geralmente são disparadas por sistemas inteligentes
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– Agendamento mais rápido: quando consultas ou exames são marcados em poucos minutos, integrados diretamente ao sistema do hospital ou clínica, a IA pode estar por trás da automatização
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– Atendimento mais preciso: se o médico consulta relatórios digitais durante a consulta com informações já organizadas, é sinal de que a IA ajudou a transformar dados em recomendações clínicas
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Por exemplo, no caso de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, que necessitam de monitoramento médico constante, a IA desempenha um papel importante. Ela personaliza o tratamento para o paciente e ajuda a prever complicações
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Além disso, a IA pode auxiliar na comunicação médico-paciente, ao permitir interações mais claras e humanas, ao reduzir o tempo do médico na análise de formulários, sistemas e tarefas administrativas
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Apesar de auxiliar o trabalho médico, a IA não substitui profissionais de saúde, nem sua expertise e competência. O trabalho da tecnologia deve ser complementar ao julgamento clínico e à tomada de decisão do médico
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A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e sugerir hipóteses diagnósticas, mas sempre sob supervisão profissional. Essa combinação reduz riscos, aumenta a segurança e garante que nada importante seja esquecido
Maurício Honorato, CEO da Doutor-AI