Unsplash
Entenda o que é AIT, sintoma que afeta saúde de Renato Aragão
No último mês, Renato Aragão foi levado ao hospital após sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT). Mas o que é um AIT?
Unsplash
Segundo Diogo Haddad, neurologista e Coordenador do Núcleo de Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, o AIT é um sintoma neurológico ou um défict focal, ou seja, uma alteração de função nervosa de alguma parte do corpo
Unsplash
É um processo isquêmico. Por algum motivo algo interrompeu o fluxo sanguíneo adequado em uma área do cérebro e os sintomas aparecem. Esses sintomas podem ser variados. Podem ser motores, como perda de força por um tempo. Podem ser na linguagem, como dificuldade de fala. Mas você pode ter sintomas associados à tontura, alteração de visão. Tudo depende da área do cérebro afetada”
Diogo Haddad
Mesmo que os sintomas desapareçam em 24 horas, o neurologista ressalta que é bem importante procurar atendimento médico e investigar as causas do AIT, que podem indicar predisposição para um acidente vascular cerebral (AVC)
Unsplash
Investiga-se se as causas que possam ter sido de êmbolos [coágulo sanguíneo], que podem ter levado a essa isquemia transitória. Investiga-se processos trombóticos que podem ter levado ao quadro, ou seja, o vaso de alguma maneira está obstruído. É tão importante investigar porque 20% dos AITs quando não investigados e tratados de maneira adequada vão virar um AVC”
Diogo Haddad
Segundo o neurologista, a população mais afetada pelo AIT e mesmo por um AVC é normalmente aquela parcela com doenças arteroscleróticas ou pacientes cardiopatas
Unsplash
Estamos falando de pacientes diabéticos, hipertensos, até com doenças por exemplo, de apneia obstrutiva do sono. Essas pessoas têm mais risco de desenvolver perfis de doenças como essas. Como a hipertensão e o diabetes são extremamente prevalentes na população, o AIT é tão comum”
Diogo Haddad
Leia mais no site da CNN Brasil