SETEMBRO AMARELO

Há quase uma década no Brasil, “Setembro Amarelo” propõe prevenção ao suicídio

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Colorido pelo amarelo, o mês de setembro carrega, de maneira simbólica, o objetivo de dar visibilidade para as questões ligadas à saúde mental

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A edição deste ano da campanha “Setembro Amarelo“, que chegou no Brasil há quase uma década, traz como lema a frase “Se precisar, peça ajuda”

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Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 700 mil pessoas tiraram a própria vida — o que representa uma a cada 100 mortes registradas

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No Brasil, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, sendo que, no período, houve um aumento de 43% no número anual de vítimas — de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, segundo dados do Ministério da Saúde

Em entrevista à CNN Rádio, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo, reforçou a importância de se falar sobre o tema

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Segundo o especialista, a campanha ensina que há saída, que “os casos de sucesso são muito maiores”, mas lamentou que “não temos políticas públicas de saúde mental no Brasil”

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