Idade biológica aumenta com o estresse, mas pode ser revertida, aponta estudo
FG Trade / Getty Images
Um novo estudo descobriu que o alívio do estresse pode ajudar a restaurar a idade biológica, que é um indicador da saúde das células e tecidos.
Cottonbro Studio / Pexels
O estudo examinou o estresse causado por cirurgias, gravidez e quadros graves de Covid-19 em modelos pré-clínicos e humanos.
Daniel Reche / Pexels
Foi observado que o estresse aumentou os sinais de idade biológica, mas esses sinais foram revertidos após a recuperação.
FG Trade / Getty Images
Pensava-se que a idade biológica aumentava cada vez mais, mas levantamos a hipótese de que na verdade isso é muito mais dinâmico
Jesse Poganik, pesquisador e principal autor do estudo
Os pesquisadores coletaram dados de pacientes idosos submetidos a cirurgias de emergência, pessoas grávidas e pacientes com Covid-19 em unidades de terapia intensiva.
Angela Roma / Pexels
Os autores observam que os relógios utilizados na pesquisa são sinais que podem refletir a idade biológica ou podem ser impulsionados por outros fatores que ainda não foram identificados.
Cottonbro Studio / Pexels
Eles também destacaram que nem todos os indivíduos recuperam sua idade biológica na mesma taxa ou na mesma extensão.
Maurício Mascaro / Pexels
Nesse sentido, entender como e por que a idade biológica aumenta e como melhorar a recuperação serão áreas importantes de foco para estudos futuros.
Pixabay / Pexels
Os pesquisadores avaliam que o trabalho aponta para uma nova compreensão da natureza do envelhecimento biológico, com implicações para o estudo de intervenções antienvelhecimento.
Kampus Production / Pexels