Traição pode gerar impactos negativos para a saúde mental
Rdne Stock Project / Pexels
O impacto das consequências negativas da quebra de confiança pode afetar diretamente a saúde mental da pessoa traída, segundo a psicóloga e mestre em psicologia e saúde Ana Streit.
Alex Green / Pexels
Segundo a profissional, “quem foi traído experimenta reações de um pós-trauma, como alguém que foi assaltado ou sofreu um grave acidente de carro, por exemplo”.
Rdne Stock Project / Pexels
Além disso, de acordo com a psicóloga, a traição pode desencadear quadros de ansiedade e hipervigilância, como problemas de sono, concentração, isolamento, raiva ou desejo de vingança.
Timur Weber / Pexels
Nesta situação, pensamentos recorrentes e ruminativos sobre a traição geram a sensação de vulnerabilidade e perda de controle em quem sofreu o trauma.
Ana Streit, psicóloga
Para evitar que uma traição aconteça, é preciso que o casal construa uma relação com alta métrica de confiança e conexão, segundo Ana.
Anna Shvets / Pexels
Ana enfatiza, ainda, a importância da ajuda psicológica ou psiquiátrica para superar um trauma causado por uma traição.
Rdne Stock Project / Pexels
O acompanhamento especializado tem o objetivo de fazer a pessoa ter eficácia e agilidade para lidar com a ferida do apego que é a traição, bem como não se perder em meio a dor e ao sofrimento, podendo se reorganizar o quanto antes e seguir em frente.
Ana Streit, psicóloga