UBSs de cinco estados terão salas de amamentação, anuncia Ministério da Saúde
Getty Images
Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cinco estados — Pará, Paraíba, Distrito Federal, São Paulo e Paraná — fazem parte do projeto piloto do Ministério da Saúde para instalação de salas de amamentação em postos públicos.
Sandro Araújo / Agência Saúde DF
Os espaços estão em fase de implantação e, depois, serão incluídos em todas as obras de construção de UBSs.
JGI / Tom Grill / Getty Images
Ao mesmo tempo que nós aqui vemos a beleza do gesto da amamentação, não é assim que acontece na sociedade. Muitas vezes esse ato é visto com preconceito, com estigma contra as mulheres.
Nísia Trindade, ministra da Saúde
Com os espaços disponíveis na UBSs, mulheres terão acesso a um local seguro e estruturado para retirar e armazenar o leite materno, além de apoio médico para dar continuidade ao processo.
Oscar Wong / Getty Images
A amamentação protege contra infecções respiratórias, diarreias e alergias. E é a ação que isoladamente tem maior potencial para a redução da mortalidade.
Sônia Venâncio, coordenadora de Saúde da Criança e Adolescente do Ministério da Saúde
Com essa ação, o governo trabalha para que, até 2030, pelo menos 70% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 50% até 2025.
Rdne Stock Project / Pexels
Além das unidades de teste nos cinco estados, o governo quer implementar a sala de amamentação na planta das próximas UBSs com mais de quatro equipes de saúde.
Mart Production / Pexels
Cada grupo é composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também fazem parte equipes de saúde bucal, formadas por odontólogo e técnico.
Wendy Wei / Pexels