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Smart TVs estão cada vez mais presentes nos lares, mas, assim como smartphones, também coletam dados. Marcas como Samsung, LG, Sony e TCL utilizam tecnologias que podem monitorar hábitos de consumo e levantar preocupações sobre privacidade
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O recurso central é o ACR (Reconhecimento Automático de Conteúdo), que captura imagens e sons do que é exibido na tela. Ele identifica programas, filmes, jogos e anúncios para alimentar bancos de dados e gerar relatórios
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Na prática, o ACR serve para segmentar anúncios, medir audiência e sugerir conteúdos. Embora seja útil para fabricantes, não há grandes vantagens para os usuários, que veem sua privacidade exposta
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O ACR já vem ativado por padrão em muitas TVs, como Samsung e LG. Ou seja, desde a primeira vez que o aparelho é ligado, ele começa a coletar informações
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É possível desativar: na Samsung, o caminho é Configurações > Geral e Privacidade > Termos e Privacidade > Serviços de Informações de Visualização > Desligado. Na LG, basta ir em Configurações > Geral > Sistema > Configurações adicionais > desativar Live Plus
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Na Philco, o processo varia: nos modelos com Roku, desative em Settings > Privacy > Smart TV Experience. Já nos modelos Google TV, vá em Configurações > Privacidade e desligue o ACR. TCL e Philips não detalharam como lidar com o recurso
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