Conheça Euclides, telescópio que vai investigar “matéria e energia escura”
ESA
A ciência conhece apenas 5% da composição do universo. Os outros 95%, chamados de "universo escuro" , são compostos pelas chamadas “matéria escura” e “energia escura”.
Nasa / ESA-ACS Science Team
A matéria escura mantém as galáxias unidas por meio de seu campo gravitacional. Já a energia escura contribui para a expansão contínua do universo.
Nasa, ESA, CSA e STScI
Agora, ambas serão investigadas pelo Euclides, um telescópio da Agência Espacial Europeia (ESA), enviado para o espaço no início deste mês a bordo do foguete SpaceX Falcon 9.
@europeanspaceagency / Instagram
O ponto de partida foi a base de lançamentos do Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. O destino é o chamado Ponto Dois de Lagrange, ou L2, uma área de equilíbrio entre a Terra e o Sol.
ESA
Quando alcançar o ponto de sua missão, o Euclides começará a calibrar os instrumentos científicos a bordo. Somente após a certificação do funcionamento das ferramentas é que as tarefas de pesquisa serão iniciadas.
ESA
Com 4,7 metros de altura e duas toneladas, o telescópio espacial fará o maior e mais preciso mapa 3D do universo, de acordo com a ESA.
ESA
Para isso, ele examinará a luz emitida por galáxias distantes e utilizará instrumentos capazes de medir a intensidade e os espectros de luzes desses cosmos.
Von Hoerner & Sulger / MPIA