Entenda o que é phishing e como se proteger desse golpe
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O phishing é um tipo de crime cibernético em que os criminosos fingem ser entidades confiáveis, como bancos ou empresas, para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas ou informações bancárias.
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Eles usam táticas psicológicas, como urgência, medo ou recompensa, para manipular as pessoas e fazê-las agir rapidamente, sem suspeitar da autenticidade da comunicação.
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Segundo Daniel Filla, diretor da AdPolice, os consumidores devem verificar se a loja possui boas avaliações e um bom histórico de entregas.
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Ele também aconselha consultar sites como o Reclame Aqui para buscar índices de qualidade, reclamações e satisfação de outros compradores.
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Daniel também orienta que os consumidores desconfiem de lojas que oferecem soluções muito rápidas, como pagamento antecipado no PIX e entrega em um dia.
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Nesse aspecto, a LGPD também é um ponto importante porque os dados exigidos pelos vendedores também é uma segurança para eles.
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Considerando isso, Daniel aponta que os compradores podem, então, perguntar ao vendedor como a empresa faz a cautela desses dados e com quais finalidades vão usá-los.
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Outra forma da empresa dar mais segurança à compra é dando a certeza de que o usuário está em um site confiável.
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No momento do pagamento, também é possível checar a veracidade da loja. Por exemplo, o comprador pode “colocar propositadamente o código de verificação errado para checar se aquela loja vai rebater o pagamento”.
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Caso o valor seja compensado, isso pode ser um bom sinal de que a loja é autêntica. Os cartões virtuais, usados para apenas uma única compra, também são uma dica para evitar golpes.
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