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Uma pesquisa mostrou que chatbots de inteligência artificial podem ser mais persuasivos do que humanos em discussões
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De acordo com os cientistas, essa descoberta pode ter implicações no desenvolvimento da governança e no design de plataformas online
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Para gerar os resultados, o grupo de estudo da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, comparou o desempenho de 900 pessoas com o do GPT-4, modelo da OpenAI, em debates de 10 minutos sobre temas polarizados - pena de morte, redes sociais e direitos das pessoas trans
Freepick
O estudo mostrou que, em discussões em que o modelo de chatbot foi alimentado com informações prévias sobre seu oponente como idade, escolaridade, profissão, gênero, etnia e orientação política, conseguiu ser 64,4% mais eficaz em persuadir seus interlocutores do que os humanos
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Entretanto, em conversas em que não tinha acesso ao contexto personalizado para aquele debate, o desempenho da inteligência artificial foi igual ao das pessoas que respondiam as provocações
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A pesquisa mostra que, com dados do interlocutor, a IA não apenas responde – ela engaja, influencia e direciona decisões. Estamos falando de assistentes virtuais capazes de antecipar necessidades, adaptar a linguagem ao perfil do usuário e gerar soluções mais eficientes, com alto grau de convencimento
Douglas Torres, CEO da Yup Chat e especialista em IA