TECNOLOGIA EM ALTA

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Nova bateria de íon de gigante chinesa pode aliviar pressão sobre demanda

A empresa chinesa CATL afirmou que planeja construir uma cadeia de fornecimento até 2023 para a produção de baterias de íon de sódio

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Conforme o mundo corre para reduzir emissões de carbono com ações que incluem incentivos a carros elétricos, a demanda por lítio, cobalto e níquel tem disparado

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Temendo escassez e preços elevados, montadoras de veículos e fabricantes de baterias têm trabalhado em alternativas para a tecnologia dominante de íon de lítio

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As baterias de íon de sódio usam a tecnologia que tem densidade de energia menor que a de lítio, mas permite carregamento rápido e é mais resistente a temperaturas baixas

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As baterias de íon de sódio não contém lítio, cobalto ou níquel, os principais metais usados em três tecnologias de armazenamento de energia: níquel-cobalto-alumínio (NCA, na sigla em inglês), níquel-cobalto-manganês (NCM) e lítio-ferro-fosfato (LFP)

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A CATL não revelou os detalhes de custo de sua nova bateria, mas citou que o sódio é o sexto elemento mais comum na Terra

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