Por que os aviões modernos têm winglets
Julian Hochgesang / Unsplash
Frequentemente usado pelas companhias aéreas para exibir seu logotipo, o winglet é um apêndice localizado na ponta das asas de aeronaves projetado para economizar combustível
Caio Silva / Unsplash
À medida que o ar flui ao redor das asas de um avião, ele gera alta pressão na superfície inferior e baixa pressão na superfície superior, o que cria sustentação
Joshua Hanson / Unsplash
Mas, uma vez que o ar que flui na parte inferior atinge a ponta da asa, ele tende a se curvar para cima e encontrar o ar de baixa pressão no topo, gerando o que é essencialmente um pequeno tornado
Sasha Freemind / Unsplash
Isso se estende atrás da aeronave produzindo resistência, o que equivale a uma perda de energia
Suhyeon Choi / Unsplash
Para reduzir essa resistência, em 1897, o britânico Frederick W. Lancaster patenteou superfícies verticais a serem colocadas no final das asas
Birmingham Museums Trust / Wikimedia Commons
A ideia foi refinada na década de 1970 pelo engenheiro da Nasa Richard Whitcomb, inspirado na maneira como os pássaros enrolam a ponta de suas asas quando precisam de sustentação
Whitcomb em 1955 / Nasa / Wikimedia Commons
Os winglets não atraíram imediatamente o interesse das companhias aéreas, mas as coisas mudaram quando uma empresa chamada Aviation Partners projetou o winglet incorporado nas asas
Aviation Partners, Inc. / Facebook / Reprodução
Hoje, os apêndices são encontrados em quase todos os jatos de pequeno e médio porte do mundo
Ashim D’Silva / Unsplash
Martin Widenka / Unsplash