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Robôs que são mordomos e vasos sanitários inteligentes com iluminação noturna são realidade em alguns hotéis. Porém, no geral, a tecnologia na hotelaria tem assumido um posto mais prático, com ferramentas para aumentar o conforto e a eficiência, sem deixar o toque humano de lado
Rice Robotics
É o que diz a Hotel Room Innsights 2025, pesquisa global da plataforma de reservas Hoteis.com obtida em primeira mão pelo CNN Viagem&Gastronomia
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Entre julho e agosto, a pesquisa registrou respostas de 450 hotéis de todos os cantos do mundo, do Japão aos Estados Unidos e da Dinamarca ao Brasil, que ajudam compreender o panorama da hotelaria com relação ao uso da tecnologia
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Enquanto algumas propriedades usam inovações como atrativo, a maioria dos hotéis tem se concentrado no chamado "ComfortTech", com melhorias práticas que miram a comodidade
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Isso inclui televisões conectadas a serviços de streaming e alto-falantes bluetooth; check-in e check-out por meio de aplicativo; dispositivos que economizam água; ventiladores eficientes e redução do desperdício de alimentos; e uso da IA em serviços de concierge
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São coisas que estamos nos acostumando em casa, então faz sentido dentro de um quarto de hotel. Há locais que apostam em robôs e outras inovações, mas eles são parte do apelo, já que as pessoas são atraídas por isso como uma experiência. Porém, esse não será o padrão
Christie Hudson, diretora de Relações Públicas globais da Hoteis.com
Segundo o estudo, 56% dos hotéis entrevistados sentem a pressão para atualizar a tecnologia nos quartos. Ao mesmo tempo, 52% passaram a oferecer um tutorial ao hóspede para orientá-lo na hora de usar algum recurso
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Um dos resultados mais importantes da pesquisa é que a interação humana ainda corresponde a um papel central na hospitalidade: 70% dos hotéis disseram que os hóspedes preferem ter o suporte de uma pessoa no check-in e na recepção
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"Pensamos que a pesquisa apontaria mais a respeito do uso de robôs e de outras coisas mirabolantes, mas, na verdade, as inovações têm sido aplicadas para aumentar aspectos humanos do atendimento ao cliente", explica Christie
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