“CRUZEIRO” AÉREO

Viaje para o Polo Norte a bordo de um dirigível de luxo

Divulgação / OceanSky Cruises

Os dirigíveis foram substituídos por aeronaves de asa fixa como meio de transporte, e têm sido usados de forma limitada desde a década de 1930. Mas uma empresa pretende usá-los para realizar viagens turística de luxo para o Polo Norte

Kirby / Topical Press Agency / Getty Images

A companhia OceanSky Cruise ainda não confirmou sua escolha de dirigível, mas o modelo Airlander da empresa britânica Hybrid Air Vehicles foi apontado como o único candidato para a missão

Reprodução

Os dirigíveis têm algumas características que os tornam particularmente adequados para o empreendimento: eles têm longa resistência, podem ser equipados com cabines espaçosas e comportam combustíveis eficientes

Hybrid Air Vehicles Ltd e Design Q

Os dirigíveis podem transportar cargas comparáveis às de alguns aviões, mas usam apenas uma pequena fração da energia para transportá-las na mesma distância

Carl-Franz Lawaczeck, cofundador da OceanSky Cruise

Com previsão de começarem a voar entre 2023 e 2024, as expedições levarão até 16 passageiros, que serão alojados dentro do dirigível em oito cabines duplas espaçosas em forma de hotel

Hybrid Air Vehicles Ltd e Design Q

A viagem de volta incluirá uma escala de seis horas no Polo Norte, onde os passageiros poderão descer para fazer um piquenique na calota de gelo – a empresa afirma que nenhum vestígio da atividade será deixado no local

Robert Swan / OceanSky Cruises

A OceanSky Cruise espera que seus dirigíveis sejam alimentados por propulsão híbrida no início, usando biocombustível, embora o objetivo seja a transição para a propulsão totalmente elétrica

Hybrid Air Vehicles Ltd e Design Q

Com reservas custando US$ 232.845 por cabine, as viagens polares da OceanSky Cruise não são para todos os bolsos. Ainda assim, a empresa prevê que sua frota cresça para mais de 100 dirigíveis em dez anos

Hybrid Air Vehicles Ltd e Design Q

Esperamos fazer uma mudança na forma como as pessoas viajam no futuro

Carl-Franz Lawaczeck

Hybrid Air Vehicles Ltd e Design Q